Skip to content

Metanoia

METANOIA

Do grego – “μετάνοια” -, metanoia significa mudança. Mas não se trata de uma mudança qualquer ou de mais uma mudança. É transformação profunda e decisão pessoal verdadeira, própria dos espíritos que amadurecem.

É mudança na mente. Mudança de temperamento, de caráter, espiritual e intelectual. Mudança com significado.

Em constante mudança, o ser humano é levado a se adaptar rapidamente a tudo o que se passa a seu redor. Mudança social esta, que se faz de “fora para dentro”, imposta por novos padrões sociais que influenciam nossa forma de ação.

Somos meio que arrastados por mudanças que nos levam a agir como não queremos. Outras nos impõem atitudes coletivas que pouco têm a ver com nossos valores ou nossas crenças.

Mudamos de roupa, de assunto, de interesse, de amores, de trabalho, de preferências. Mudanças rápidas que fazemos cotidianamente, às vezes sem querer, sem refletir. Essas nada têm a ver com o sentido da metanoia.

O que caracteriza a metanoia é o significado mais amplo e profundo que se pretende imprimir ao processo de mudança que conscientemente se pretende fazer.  Mudança verdadeira que acontece de “dentro para fora”. É a aquela transforma nossa forma de pensar, nossos sentimentos e a nossa forma de agir. Seja na vida pessoal, nos relacionamentos, no trabalho, nas organizações, na política, na economia.

A metanoia ressignifica nossa vida. Nos dá novos propósitos, trazendo força ao nosso cotidiano pela renovação do nosso papel social mais integrado ao nosso eu pessoal. Mas esse processo não é simples. Passa, sobretudo, por um mergulho para dentro de nós mesmos, o que nem sempre é tarefa fácil ou rápida. Trata-se de pensar e repensar estratégias e formas de luta, aprimorando e aprendendo a agir com mais sabedoria, maturidade e firmeza.

A metanoia está no âmbito do aprender a conferir à nossa vida novos significados que dizem respeito a nós, ao nosso tempo e à sociedade. Nada muda se nós não mudarmos. Assim como não se pode esperar resultado diferente se fazemos tudo do mesmo jeito.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email