Skip to content

Oficinas de Estórias e Artes – Palestra “O brincar e a vida”

PALESTRA NA CRECHE TEREZINHA

A equipe do IDELT voltou à Creche Municipal Prof. Maria Terezinha Rocha Chamma!

Desta vez para fazer a Palestra “O brincar e a vida” por ocasião da Exposição de Trabalhos das crianças. Foi uma manhã muito alegre e divertida.

Dentre as várias temáticas abordadas, os pais e professores tiveram a oportunidade de participar de brincadeiras de crianças!

O tema foi tão bem discutido e entendido que todos tiveram vontade de brincar um pouco.

Isso porque, hoje em dia, as pessoas estão tão ocupadas e cansadas que quase não dedicam um tempinho para o lazer. Tão necessário para a vida quanto o trabalho. Brincar com outras pessoas é uma necessidade humana.

Quem brinca tem mais amigos.

Em família, estreitam-se os vínculos afetivos potencializando a aproximação entre pais e filhos.

Brincar com eles ajuda no desenvolvimento pessoal da criança. Cria mais afeto entre pais e filhos.  Estabelece laços de amizade.

E os adultos aprendem a conhecer as crianças, observá-las, rir junto, organizar o espaço da atividade, trocar segredos com elas.

E os adultos? Como será que as pessoas brincam?

Em momentos passados com seu familiares e amigos, longe das obrigações. Estar com as pessoas simplesmente para bater um papo, trocar ideias, cantar, dançar, jogar cartas, entre outras coisas. A “pelada” no fim de semana é uma grande diversão. E enquanto os homens correm atrás da bola, as mulheres podem caminhar, cantar uma boa música e bater um papinho entre amigas. Ou podem organizar um futebol feminino. Quem sabe até mesmo misto! E depois fazer um belo picnic com os amigos e suas famílias.

O brincar é definido como uma das formas mais livres de expressão das pessoas, sejam adultos ou crianças. O brincar é a linguagem do espontâneo!

Gostou da Oficina? Então agende uma na sua escola, empresa ou instituição.

Basta entrar em contato conosco.

Quer receber os slides da apresentação? Faça sua inscrição no nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7uZX1dWUqAeHv0zR4_WACg

Veja a seguir as fotos!

[slideshow_deploy id=’1744′]

 

O QUE É O PROJETO

Este Projeto está sendo divulgado para escolas de educação infantil e de ensino fundamental para que, em havendo interesse, as Instituições de Ensino possam agendar gratuitamente as Oficinas a serem realizadas em suas próprias instalações.

pipaAs Oficinas são organizadas de acordo com: faixa etária, tamanho do grupo e ambiente para o trabalho. Sempre ligadas a atividades plásticas de desenho, pintura, construção de pequenos objetos, entre outros.

A Oficina inicia-se com uma roda de conversa para apresentação da estória relacionada ao objeto que será confeccionado. Diversos materiais e técnicas didáticas são utilizados para animação: uso de fantoches, gravuras, músicas, etc. Todo o material utilizado nas Oficinas é levado sem custos até o local pelo IDELT que conta com instrutores preparados e aptos para a realização da atividade e o cuidado com as crianças e adolescentes.

origami

Este Projeto desenvolvido pelo IDELT busca resgatar as brincadeiras e estórias infantis tradicionais tais como: construção de pipas, jogos de bola de gude, amarelinha, peão de corda, entre outras.   E a tradição oral de contar histórias.

 OBJETIVOS

  • Levar crianças e adolescentes a desenvolver atenção, linguagem oral, criatividade e expressão corporal por meio da escuta atenta e participação direta nas atividades das Oficinas; e
  • Proporcionar momentos de entretenimento e lazer, de forma criativa, possibilitando o desenvolvimento de habilidades, potencialidades cognitivas e a expressão oral e artística.

 

CONTATO E AGENDAMENTO

Para agendar uma Oficina, basta entrar em contato pelo telefone (11) 3068-6868 ou em nossa sede na Avenida Antonio de Oliveira, nº 18 – conj. 03 – Mairiporã.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais: