Projeto Carga urbana

O Projeto Carga Urbana, coordenado pelo IDELT, foi Iniciado em Outubro de 2.000. Tem como foco a movimentação de cargas nas áreas urbanas – seja esta carga de abastecimento, de passagem, de transbordo parcial ou de distribuição -, a cadeia logística que caracteriza cada processo, suas implicações ambientais e de infraestrutura urbana, a movimentação de pedestres e passageiros, o trânsito e o planejamento das cidades.

Abrange toda a cadeia de suprimentos necessária ao abastecimento das cidades:  suprimentos industriais, alimentos, bebidas, vestuário, bens duráveis, gás, documentos, flores, perecíveis, produtos perigosos, entre outros, no atacado ou no varejo, numa intensa movimentação que ocorre no território urbano simultaneamente ao deslocamento de pessoas que convivem nas cidades, gerando incontável de deslocamentos e fluxos.

Como faces opostas e complementares de uma mesma moeda, a movimentação de pessoas e mercadorias vem sendo objeto de pesquisa e estudo, tendo diversas de suas contribuições efetivadas pelo poder público, resultantes do Projeto Carga Urbana.

Dentre seus objetivos destacam-se:

  • Aumento dos índices de Mobilidade e Segurança
  • Proporcionar maior fluidez ao tráfego de pedestres e motoristas
  • Minimizar os impactos ambientais
  • Auxiliar no combate às deseconomias
  • Auxiliar na formulação de políticas públicas e formulação de Legislação

Busca, fundamentalmente, contribuir para a qualidade de vida e inserção social visando a acessibilidade e mobilidade universal.

Aberto à participação, recebe as contribuições técnicas e artigos, através de seminários e eventos, contribuições individuais, seja por meio de ideias, apoio ou patrocínio.

De forma mais abrangente, o IDELT mantem o Portal www.cargaurbana.org.br que se encontra em revisão, transferido momentaneamente para este site.

Entre em contato para mais informações.

O Projeto Carga Urbana, coordenado pelo IDELT, foi Iniciado em Outubro de 2.000. Tem como foco a movimentação de cargas nas áreas urbanas – seja esta carga de abastecimento, de passagem, de transbordo parcial ou de distribuição.

Veja Também