Skip to content

Projeto Seis e Meia em Debate

Em mais uma edição do PROJETO SEIS E MEIA EM DEBATE organizada pelo IDELT, no último dia 4 de novembro, em parceria com o Instituto de Engenharia, o assunto foi “Qual o papel das Hidrovias no Brasil?”, tema que contou com excelente exposição do Secretário Estadual de Logística e Transporte do Governo do Estado de São Paulo, Eng. João Octaviano Machado Neto. Na mesa participaram, também, o Arq. José Wagner Leite Ferreira e o Eng. Frederico Bussinger, do Núcleo Hidroviário do IDELT.

Com a contribuição da plateia, bastante qualificada e participativa, o debate foi tomando corpo. O consenso sobre o tema aponta que se reconhece a importância do modal para transporte de passageiros e cargas e suas vantagens competitivas e ambientais. Contudo, persistem as indagações: Se o transporte hidroviário apresenta vantagens, por que não deslancha? Como tornar a hidrovia atrativa?

No debate estas questões foram clareando, entendendo-se haver diversos fatores para as hidrovias possam atingir um crescimento, com os consequentes investimentos necessários à sua implantação e expansão. Planos existem, o desejo de integração com outros modais idem e o compartilhamento do uso das águas é igualmente um anseio, carecendo mesmo de reconhecimento e investimentos definidos como prioridade e incluídos no orçamento público. Sem essas condições básicas, o transporte hidroviário fica restrito aos rios navegáveis e ás regiões onde já existem condições de transposição e pequenos terminais. Desta forma, as hidrovias dependem de planejamento e gestão integradas, realidade ainda distante no Brasil, como afirmou Bussinger.

Reconhecendo a pertinência do tema, o Secretário João Otaviano, ao final do Debate, propôs a criação de um Grupo de Trabalho junto Departamento Hidroviário para aprofundamento da discussão e a formalização de sugestões para que, efetivamente, a discussão aqui travada não se perca, Grupo este que já começou a funcionar, tendo já realizado a primeira reunião.

Encerrou-se o Debate com o congraçamento dos expositores, organizadores e os presentes ao Evento.

Clique no link abaixo, e saiba mais do que ocorreu no PROJETO SEIS E MEIA EM DEBATE!

Inscreva-se:  https://www.youtube.com/watch?v=QOMf5_NeTDk&feature=youtu.be

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais:

Projeto Seis e Meia