Sustentabilidade

“O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios; se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo”.

Relatório Brundtland

O Desenvolvimento Sustentável é uma opção por um ambiente equilibrado que integre os vetores político, econômico, social e cultural às estruturas produtivas, consumo e distribuição de bens e serviços, com igualdade de oportunidades.

O princípio de “pensar globalmente e agir no nível local” pressupõe a conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social.

Através de consultoria, assessoria, programas e projetos, específicos para cada situação e localidade, a atuação do IDELT auxilia na promoção de pessoas e comunidades, através de:

Estudos e monitoramento socioeconômico

Projetos de desenvolvimento local integrados às comunidades

Capacitação profissional para o desenvolvimento de produtos locais voltado para populações residentes em áreas de risco social e ambiental

Levantamento, caracterização e formação de cadastro de populações em situação de remoção de áreas afetadas por empreendimentos

Projetos de organização de comunidades em regiões urbanas Desenvolve, ainda, Ações Sociais Sustentáveis promovendo: Programas de segurança alimentar e combate à fome, formação profissional gratuita, geração de emprego e renda e promoção de atividades educativas, culturais, sociais, de prevenção e lazer em comunidades carentes.

Consultoria, assessoria, desenvolvimento gerencial, organizacional e institucional, estudos, pesquisas, publicações, implantação de projetos, organização de seminários e eventos, capacitação de recursos humanos e treinamentos.