Skip to content

Ação de Sustentabilidade Social e Ambiental – Estrada de Santa Inês

Ação de Sustentabilidade Social e Ambiental – Estrada de Santa Inês

26/10/2016

Ao longo da Estrada de Santa Inês, nas proximidades da Vila Machado, principalmente quando se aproxima da Estrada do Governo na chegada a Mairiporã, alguns vendedores ambulantes de frutas, trabalhadores informais, cadastrados no Município, se concentram em determinados espaços, para desse comércio obterem o seu sustento.

O IDELT, ao se deparar com essa situação, vem tomando iniciativa de orientar essas pessoas a contribuírem de forma efetiva com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em conversas informais temos esclarecido a importância da separação dos resíduos provenientes daquele pequeno comércio.

Diversos motoristas que passam pelo local acabam parando para beber uma água de coco fresquinha, degustar uma fruta ou levar algumas para casa. Isso vai gerando nas proximidades resíduos que, muitas vezes, são deixados ali em meio à natureza e acabam por se acumular nas proximidades.

Medida simples foi adotada ao tomar a iniciativa de lhes entregar recipientes identificados com “Orgânico” e “Reciclável” para possibilitar não só a coleta dos detritos, mas também orientar a sua separação, possibilitando, à frente, que possam até mesmo comercializar as embalagens recicláveis.

Verificamos que, especialmente o senhor Ricardo, foi além da simples organização e separação dos resíduos. Tomou iniciativa de melhorar ainda mais o espaço, cuidando da limpeza e melhoria da praça ao redor, oferendo visibilidade ao   espaço em que se encontra, mantendo-o em ordem e contribuindo com o meio ambiente. Disse que pretende não só coletar os resíduos produzidos, como também separá-los, até por espécie para posterior e adequada destinação. Ele também relatou a experiência de um vizinho do local que usa as sobras das cascas dos cocos verdes que ele vende para adubar sua horta doméstica.

  IMG_0393   20161101_145119   IMG_0390

Com certeza outros comerciantes locais irão perceber as vantagens dessa organização crescente que hoje o senhor Ricardo desfruta.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais: