Skip to content

Acidentes de Trânsito no Brasil – Estatísticas 2020

As estáticas de acidentes continuam em níveis alarmantes. No Brasil o trânsito mata mais do que a guerra civil travada na Síria em 9 anos!!!

Chama atenção o número de acidentes crescente com ciclistas e motociclistas. Com o isolamento social cresceram as entregas feitas por condutores de aplicativos que se utilizam veículos de duas rodas.

Em sua maioria são jovens em idade economicamente ativa, mas sem emprego formal. São também os que mais se acidentam.

As indenizações pagas pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres), representam importante proteção a todos as pessoas. De modo geral não cobre todas as despesas, mas acabam ajudando aqueles que se acidentam.

Não somente aos condutores mas também aos pedestres e ciclistas, já que envolve a cobertura de acidentes de trânsito de todas espécies e em todo o território brasileiro.

Para se ter uma ideia, somente em 2020, foram pagas 310.710 indenizações às vítimas.

Ainda no ano passado,  a circulação de pessoas e veículos sofreu restrições em virtude do distanciamento social. No entanto, os índices de acidentes ficaram pouco abaixo, somente 12% a menos que 2019.

No Estado de São Paulo, por exemplo, entre março e abril foram registrados 9.700 acidentes, 41% a menos que no mesmo período de 2019, quando houve 16.500 casos, com recuo de acidentes de 31%. As ocorrências em ruas e avenidas das cidades caíram 40% e, nas estradas paulistas, a queda foi de 45%, incluindo rodovias estaduais e federais.

Também neste estado, os motociclistas lideram as estatísticas, com 139 óbitos, mesmo número do ano passado.

Essas e outras conclusões podem ser tiradas das informações e estatística consolidadas no Relatório Anual 2020 organizada pela Seguradora Líder que opera as indenizações do DPVAT.

Confira os dados nos dois links abaixo:

Relatório Anual – 2020 v3.pdf (seguradoralider.com.br)

Mortes no Trânsito Brasil 2020: 1 Óbito a cada 15 minutos | Mobilidade (estadao.com.br)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais: