Skip to content

Ações do IDELT em prol do Movimento Nacional Maio Amarelo 2023

Mais uma vez, desde 2013, o IDELT esteve engajado nas ações do Movimento Nacional Maio Amarelo – Edição 2023. Esse é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

O Movimento nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Seu objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, associações e organizações da sociedade civil para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. Principalmente, estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. Buscar o engajamento de todos em torno de um grande pacto: que mais nenhuma vida se perca ou que traga danos às pessoas ou ao patrimônio com acidentes de trânsito.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. É o mês de referência para a conscientização mundial. O símbolo é o laço usado mundialmente para chamar a atenção sobre determinado problema que ocorre em escala mundial. E o amarelo porque simboliza “atenção” e também a sinalização e advertência no trânsito.

As atividades desenvolvidas diretamente pelo IDELT integram as ações do Movimento Nacional Maio Amarelo. São atividades que visam contribuir efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito por meio de ações que mobilizem a sociedade em prol de um trânsito mais seguro.

Neste ano, o Instituto promoveu diversas atividades de Educação para o Trânsito, com prioridade para crianças e jovens, buscando alertar sobre os riscos oferecidos pelo trânsito nas cidades.

Nas ações desenvolvidas no Município de Mairiporã/SP, estiveram presentes inúmeras pessoas engajadas na Campanha, superando nossas expectativas. Por esse motivo, acreditamos ter alcançado nossos objetivos, principalmente com a distribuição direta e indireta de folhetos em Mairiporã, na zona oeste da Capital, fomentando a Campanha Educativa Maio Amarelo 2023, dentre outras atividades realizadas.

As atividades contaram com o fundamental apoio dos professores da Rede de Ensino, seja permitindo que fosse feita a distribuição de folhetos, seja na promoção de atividades subsequentes que serão realizadas a partir da leitura e discussão em sala de aula. A maioria dos professores com que tivemos contato, assumiu o compromisso com a divulgação dos folhetos nas escolas. Outros acordaram levar para o cotidiano dos alunos os princípios contidos nas Palestras. E, após terem recebidos instruções, por meio de ações multiplicadoras, assumiram o compromisso de replicar as discussões em diversos ambientes.

Ressaltamos que, durante a cerimônia de apresentação das metas do Município dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável – ODS, realizada no auditório da Câmara Municipal, também foram distribuídos folhetos, principalmente às crianças presentes, reforçando as ações educativas.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais: