Frederico Bussinger “Chegar é uma coisa; ultrapassar é outra” [Bordão de transmissões da F1] O mapa das ferrovias em território paulista lembra uma mão espalmada. Nela a palma seria a Macrometrópole Paulista; e os dedos (na diretriz noroeste) a MRS, a FCA (controlada pela VLI) e as duas malhas da ALL (hoje […]
PERISCÓPIO 101: Alfandegamento de plataformas logísticas por autorização
Frederico Bussinger Gerir logística é gerir estoques e fluxos: fluxo físico (volumes, cargas); de veículos; pessoas; informações e transações (financeiras). Plataformas logísticas – PLog (ou nomes congêneres) se desenvolveram como espaços de articulação desses fluxos visando redução de prazos, perdas e custos; e aumento de confiabilidade, segurança, controle e previsibilidade dos processos. O tema, […]
PERISCÓPIO 100: Ambiente concorrencial em bases isonômicas (*)
Frederico Bussinger Era esperado que desestatização da Autoridade Portuária de Santos – APS fosse o tema central do “Porto & Mar 2020”, promovido por AT esta semana. Chamou atenção, porém, que os secretários Diogo Piloni (SNPTA) e Martha Seillier (PPI) não se limitaram a ativos ou volume de investimentos, eixo do discurso governamental: governança […]
PERISCÓPIO 99: Acordo Rumo-DPW dá pistas do Porto de Santos no futuro
Frederico Bussinger “Non ducor, duco” ? (Lema da bandeira paulista) Quantos tinham conhecimento? Aparentemente a comunidade portuária foi pega de surpresa com o recente anúncio do memorando de entendimento, firmado entre a Rumo e a DPW (ex-Embraport), para implantação de terminal dedicado ao agronegócio: grãos e fertilizantes. O MOU, acordo embrionário, ainda não define […]
Por que as hidrovias dão certo nos Estados Unidos e na Europa e o que falta para o Brasil? Parte I
Pedro Victoria Junior* Desnecessário dizer a todos que têm algum conhecimento da área hidroviária que responder a essa questão é uma missão inglória. A intenção aqui, antes de tentar esgotar o assunto, é a de oferecer elementos para uma reflexão e debate sobre o que está sendo perguntado. Como o tema é extenso, resolvemos dividi-lo […]
PERISCÓPIO 98: Fla-Flu conspira contra ligação seca Santos-Guarujá
Frederico Bussinger “Ponte não combina com porto”, explicara o Min. Tarcísio no webinar de AT (AGO/20). Esta semana, durante visita a Santos, reafirmou sua preferência por túnel para a 2ª ligação seca trans-estuarina na Baixada Santista (a 1ª é a Rod. Piaçaguera-Guarujá). Ademais; instado pela Dep. Rosana Valle, apoiadora da campanha “Vou de Tunel” […]
PERISCOPIO 97: Da TUPização” portuária à verticalização logística
Frederico Bussinger “Porto é mais que um ‘transit hub’; é parceiro na cadeia logística global. O cliente quer soluções totais para a cadeia de suprimentos”. [Premissas de planos do Porto de Antuérpia-Bélgica] “Maersk despacha seu primeiro trem de Roterdã para China”. “Serviços de frete aéreo da Maersk começam entre Tailândia e Japão”. “Maersk quer crescer […]
PERISCÓPIO 96: Assimetrias portuárias; concorrencial e regulatória
Frederico Bussinger A discussão sobre assimetrias portuárias antecede à SEP (MP-369/07; Lei nº 11.518). Pacificá-la esteve em pauta desde o primeiro momento da nova secretaria. Ao longo desses 13 anos, todavia, a polêmica teve configurações diversas: Inicialmente os terminais arrendados viam vantagens nos TUPs por não precisarem requisitar TPAs nos OGMOs. Já os TUPs, em […]
PERISCÓPIO 95: Logística e mobilidade na estratégia do EFD-2021/30
Frederico Bussinger “Potência não é nada sem controle” [Slogan de tradicional fabricante de pneus] Ela não visa definir se no fim dessa década a soja de Sorriso-MT chegará a Shanghai mais barata. Nem quanto o roubo de cargas será reduzido, ou tomates perdidos entre o produtor e a mesa do consumidor. Nem quantos km a […]
PERISCÓPIO 94: Auditoria portuária do TCU: copo meio cheio e meio vazio
Frederico Bussinger Agora é oficial. O Acórdão publicado com o decidido pelo Plenário do TCU, na sessão de 7/OUT, ratifica o resultado da Auditoria Operacional da área técnica do órgão, veiculado no final de maio passado. Seu relatório sistematizou dados e fatos, ao longo de 79 pgs e 520 itens, a comprovar haver no Brasil, […]