PERISCÓPIO 130: PAM-TL: um roteiro para negociações

Frederico Bussinger O GESP lançou publicamente ontem, no Instituto de Engenharia de SP, o “Plano de Ação de Transporte de Passageiros e Logística de cargas para a Macrometrópole Paulista – MMP”: o PAM-TL. O plano foi licitado em 2016, contratado em 2018 e concluído em dezembro passado. Custou pouco mais de R$ 20 milhões. Foi […]


PERISCÓPIO 129: Avanços na governança e regulação portuárias

Frederico Bussinger “Duas cabeças pensam melhor que uma; se ambas estiverem no mesmo propósito” [Kabral Araujo]   A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE vêm de assinar o Memorando de Entendimentos nº 01/2021 que estabelece procedimentos de cooperação na análise da cobrança do “Serviço de […]


PERISCÓPIO 128: Centralização embutida na desestatização portuária?

Frederico Bussinger O modelo Landlord, concebido na Europa há 800 anos, é atualmente adotado por, pelo menos, 4 entre 5 portos do Planeta. No seu sequenciamento genético, autonomia é o elemento central: autonomia não apenas para executar mas, principalmente, para planejar e decidir (o que não conflita com macro-planejamentos como o “White Paper e TEN-T” […]


A verdadeira crise da Hidrovia Tietê-Paraná

Pedro Victoria Junior: Um plano conjunto dos Governos Federal e Estadual pretendia investir R$ 2 bilhões em obras de melhorias e expansões, projetando um sistema para até 15 milhões de t por ano.
A Tietê-Paraná se firmava como alternativa de transporte na movimentação de cargas na região sudeste, interligando importantes áreas como as regiões agrícolas do centro-oeste, a zona sucroalcooleira, a região metropolitana de São Paulo e o porto de Santos. […]


PERISCÓPIO 127: Transportes para Europa-2050

Frederico Bussinger “Planejamento estratégico não é adivinhação do futuro, mas a definição do ponto no futuro em que se quer estar” (Chris Argyris). A Comissão Europeia – CE (órgão executivo da União Europeia – UE) lançou, há uma década, um “White Paper” de transportes: documento referencial para o setor, estratégico, com objetivos, propostas de ação […]


PERISCÓPIO 126: CODESA e o quebra-cabeça portuário

Frederico Bussinger Com a publicação da Resolução CPPI nº 188/2021, assinada pelos ministros Guedes e Tarcísio, ainda que ad referendum, o processo de desestatização (privatização) dos portos capixabas avançou mais uma casa: foi aprovada “a modelagem e condições de desestatização da Codesa e dos Portos Organizados de Vitória e Barra do Riacho”. O processo capixaba […]



PERISCÓPIO 124: Burocracia e governança: peculiaridades e desafios

Frederico Bussinger Puxe pela memória: quantas vezes você se lembra de ter ouvido/visto alguém defender burocracia no último ano? Ajudando: vale em tese ou para algum caso concreto; tanto em relação à administração pública, como à iniciativa privada ou ao 3º setor. Em tempos do politicamente correto, e das redes sociais, não deve ter sido […]


PERISCÓPIO 123: Reformas portuárias com plano de navegação

Frederico Bussinger   Alguns defendem que o principal poder de um governante, de um governo é ditar a agenda. Outros vão até além: entendem que quando eles deixam de ditá-la, é porque (já) deixaram de governar. A desestatização (privatização) das autoridades portuárias e/ou dos portos organizados (portos públicos) é pauta e diretriz do governo federal. […]


PERISCÓPIO 122: Privatizações portuárias: Itajaí-SC como um “case”

Frederico Bussinger “Tiquitito, pero cumpledor” [Expressão hispano-americana]   Surgem novidades nas privatizações portuárias. Justamente no tocante à principal “quebra de paradigma” para a próximo ciclo de reformas: a desestatização (privatização) de autoridades portuárias e/ou de portos organizados; projetos incluídos no rol dos “qualificados pelo PPI”. Novidades, sim; se não nos processos, ao menos na dinâmica […]