Dia Mundial da Terra!
Nesta semana que se inicia com o Dia Mundial da Terra, o IDELT realiza uma série de iniciativas para chamar a atenção sobre problemas ambientais que enfrentamos nas comunidades brasileiras e pelo mundo afora. São crises climáticas marcadas por altas temperaturas, contaminação de solo, degelo, poluição hídrica e atmosférica, desmatamento, queimadas, desertificação, perda da biodiversidade…
Criado por iniciativa do Senador Gaylord Nelson em 1970 e comemorado em 22 de abril, a data foi estabelecida nos Estados Unidos a partir de um grande protesto contra a poluição, onde se reuniram mais de 20 milhões de pessoas para dar visibilidade aos impactos negativos causados pelo homem no meio ambiente. Mas, somente em 2009 é que o dia foi implementada pela ONU sob o título de Dia Internacional da Mãe Terra em todo o mundo. Particularmente, neste 2024, a comemorado deste 22 de abril, acontece durante a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas (2021-2030), tendo como meta a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo.
Os ecossistemas sustentam toda a vida na terra. E quanto mais saudáveis forem, mais saudáveis serão as comunidades e, fundamentalmente, o povo que ali mora. O termo define um agrupamento de seres que habitam um determinado local, suas relações e a interação destes com o ambiente em que vivem. Representam unidades ambientais ecologicamente estáveis e autossuficientes formados por fatores bióticos (indivíduos, animais e plantas) e abióticos (solo, atmosfera, água e luz).
Assistimos, e muitas vezes provocamos, um desequilíbrio crescente. Em decorrência, homens e natureza sofrem com calor extremo, praias e mares cheios de plástico, inundações, incêndios nas matas, aglomerados urbanos em crescente desordem, supressão de vegetação, impermeabilização do solo, afetando milhões e milhões de pessoas.
Assim, nossas inciativas vêm somar-se a diversas ações que estão sendo implementadas, de maneira simples, atuando em comunidades e interagindo com alguns grupos.
Iniciamos, expondo aqui, a partir de algumas recomendações, ao nosso alcance, que estão expressas no site Nações Unidas – Brasil, 10 ações que podem fazer a diferença:
- Economize energia em casa
- Caminhe, use bicicleta ou transporte público
- Coma mais vegetais
- Repense o seu transporte
- Evite o desperdício de alimentos
- Repense, reduza, reuse, repare e recicle: Coloque em prática os 5 ‘R’ do conceito de resíduo zero
- Escolha produtos ecologicamente corretos
- Faça parte de campanhas pelo meio ambiente e natureza na sua comunidade
- Mude, se possível, a fonte de energia da sua casa
- Comece a pensar num carro elétrico para o futuro
As demais iniciativas estarão reportadas aqui, nesta mesma sessão.
Acompanha e Participe!