Skip to content

Maio Amarelo 2024 “Paz no Trânsito Começa por Você”

Por mais de uma década o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), por meio da campanha Maio Amarelo, criada pela ONU – Organização das Nações Unidas, objetiva mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro. Neste ano traz como tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, com intuito de estimular toda sociedade para respeitar as leis de trânsito em conjunto de desmistificar falácias cotidianas e costumeiras a respeito ao tema.

O IDELT, desde seu início, é filiado ao Movimento Nacional Maio Amarelo, tendo realizado nestes últimos 11 anos inúmeras atividades de educação para o trânsito, com prioridade para crianças e jovens, buscando alertar sobre os riscos oferecidos pelo trânsito, o respeito às leis de trânsito e primordialmente à vida.

Apesar do número crescente da frota circulante brasileira (47,1 milhões de veículos leves e pesados, além de 13,3 milhões de motocicletas, totalizando cerca de 60,4 milhões, segundo o estudo do Sindipeças publicado no início deste mês e referente a 2023), o número de óbitos por acidentes de trânsito em termos anuais tem mostrado pequenas variações para mais ou para menos, mas ainda é alarmante!

Os números de mortalidade já foram maiores, beirando até 45.000 falecimentos há 12 anos. Por isso, é preciso agir com firmeza para reduzir ainda mais o número de mortes e acidentes. Atualmente, fato incontestável: motociclistas são os que mais se envolvem em acidentes fatais, mesmo com frota nacional menor.

Na maior cidade do País, São Paulo, a média indica um motociclista falecido por dia (365 por ano), acusando ligeira melhora nos números, com redução de fluxo de motos entre os veículos.


“A paz no trânsito realmente começa por você, por nós, por todos. Vamos juntos transformar essa visão em realidade, para que as futuras gerações herdem vias mais seguras e uma sociedade mais consciente e solidária. No trânsito, a escolha pela paz e pela vida é a única opção aceitável.”

Vamos respeitar as leis!

 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email