A missão do Núcleo é desenvolver estudos e projetos visando o pleno atendimento para o conjunto da população em sua diversidade. Aborda o desenvolvimento urbano a partir de compromissos de inclusão social e sustentabilidade. Com soluções técnicas e tecnologias compatíveis, os projetos e propostas de intervenções são formulados favorecendo um ambiente inclusivo. A favor da qualidade de vida e segurança de todos! Pensar a cidade para todos em suas necessidades de deslocamentos.
Esta abordagem confere igual ênfase para a integração de processos e políticas que norteiam o uso do solo, o desenho urbano e o planejamento de transporte de forma integrada aos diversos meios e modos de transporte, com priorização para o transporte público coletivo.
Sustentados por estudos e pesquisas, nossos projetos inovadores fazem a ponte entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade social e ambiental. Têm por objetivo propor, implementar e divulgar políticas inclusivas que contemplem a todos. Assim como auxiliar administrações públicas, empresas e organizações sociais na implantação de Programas e Projetos que incluam parâmetros acessíveis.
Acessibilidade
Possibilitar o acesso de todos a todos os lugares. Deve estar presente no meio físico, no transporte, na informação e nos sistemas e tecnologias de comunicação, serviços e instalações de uso público, nas zonas urbanas e rurais. Identificar e eliminar obstáculos em edifícios, ruas, meios de transporte, moradias, escolas, hospitais, locais de trabalho, etc.
Sustentabilidade
Promover melhoria da qualidade de vida reduzindo desigualdades sociais, ampliando direitos e garantindo acesso aos lugares, preservando o meio ambiente natural e urbano. Promove a participação nos diversos âmbitos da vida com igualdade de condições para todos. Integra ações sociais, culturais, energéticas, econômicas e ambientais em ambientes acessíveis e sustentáveis.
- Projetos, construções e ocupação de áreas em equilíbrio com seu contexto, proporcionando autossuficiência.
Mobilidade Urbana
A mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano. Tais deslocamentos são feitos através de veículos, vias e toda a infraestrutura (vias, calçadas, etc) que possibilitam esse ir e vir cotidiano. Isso significa a disponibilidade de meios e infraestrutura adequados para os deslocamentos de pessoas e bens numa área da cidade pode ajudar a desenvolver tal área.
Condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano e demais localidades, com:
- Acessibilidade universal;
- Desenvolvimento sustentável das cidades nas dimensões socioeconômicas e ambientais;
- Igualdade de acesso ao transporte público coletivo;
- Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
- Segurança nos deslocamentos das pessoas;
- Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso de diferentes modos e serviços;
- Igualdade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros;
- Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana.
Desenho Universal
Garante a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte e sistemas de comunicação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Aplicação deste conceito em edificações, produtos e ambientes a serem utilizados por todas as pessoas, de qualquer idade, estatura ou capacidade, o maior tempo possível e sem a necessidade de adaptação ou auxílio, como princípios de Desenho Universal:
- Uso flexível, Igualitário e Equiparável para pessoas com diferentes habilidades, adaptáveis a qualquer uso.
- Óbvio, Simples e Intuitivo: design de objetos, produtos, e espaços de fácil compreensão por qualquer usuário independentemente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração.
- Informação de Fácil Percepção: comunicação fácil das informações necessárias para rápido entendimento e uso, independente de capacidades intelectuais, cognitivas, sensoriais ou condições ambientais.
- Seguro e Tolerante ao Erro: minimiza riscos e consequências advindas de ações acidentais ou não intencionais.
- Baixo Esforço Físico: uso eficiente e confortável com esforço mínimo.
Consulte-nos para implantação de Programas e Projetos!
- Planos Municipais de Acessibilidade – lei nº 10.098
- Projetos de Desenvolvimento Local com Inclusão Social
- Implementação de Receptivos Turísticos Acessíveis
- Incremento de Circulação Acessível em Sítios Históricos
- Treinamento Local de Guias Turísticos e Ambientais