Skip to content

Núcleo de Estudos e Projetos em Acessibilidade e Mobilidade Urbana

A missão do Núcleo é desenvolver estudos e projetos visando o pleno atendimento para o conjunto da população em sua diversidade. Aborda o desenvolvimento urbano a partir de compromissos de inclusão social e sustentabilidade. Com soluções técnicas e tecnologias compatíveis, os projetos e propostas de intervenções são formulados favorecendo um ambiente inclusivo. A favor da qualidade de vida e segurança de todos! Pensar a cidade para todos em suas necessidades de deslocamentos.

Esta abordagem confere igual ênfase para a integração de processos e políticas que norteiam o uso do solo, o desenho urbano e o planejamento de transporte de forma integrada aos diversos meios e modos de transporte, com priorização para o transporte público coletivo.

Sustentados por estudos e pesquisas, nossos projetos inovadores fazem a ponte entre desenvolvimento urbano e sustentabilidade social e ambiental. Têm por objetivo propor, implementar e divulgar políticas inclusivas que contemplem a todos.  Assim como auxiliar administrações públicas, empresas e organizações sociais na implantação de Programas e Projetos que incluam parâmetros acessíveis.

Acessibilidade

Possibilitar o acesso de todos a todos os lugares. Deve estar presente no meio físico, no transporte, na informação e nos sistemas e tecnologias de comunicação, serviços e instalações de uso público, nas zonas urbanas e rurais.  Identificar e eliminar obstáculos em edifícios, ruas, meios de transporte, moradias, escolas, hospitais, locais de trabalho, etc.

Sustentabilidade

Promover melhoria da qualidade de vida reduzindo desigualdades sociais, ampliando direitos e garantindo acesso aos lugares, preservando o meio ambiente natural e urbano. Promove a participação nos diversos âmbitos da vida com igualdade de condições para todos. Integra ações sociais, culturais, energéticas, econômicas e ambientais em ambientes acessíveis e sustentáveis.

  • Projetos, construções e ocupação de áreas em equilíbrio com seu contexto, proporcionando autossuficiência.

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamentos de pessoas e bens no espaço urbano. Tais deslocamentos são feitos através de veículos, vias e toda a infraestrutura (vias, calçadas, etc) que possibilitam esse ir e vir cotidiano. Isso significa a disponibilidade de meios e infraestrutura adequados para os deslocamentos de pessoas e bens numa área da cidade pode ajudar a desenvolver tal área.

Condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano e demais localidades, com:

  • Acessibilidade universal;
  • Desenvolvimento sustentável das cidades nas dimensões socioeconômicas e ambientais;
  • Igualdade de acesso ao transporte público coletivo;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
  • Segurança nos deslocamentos das pessoas;
  • Justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso de diferentes modos e serviços;
  • Igualdade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros;
  • Eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana.

Desenho Universal

Garante a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, edificações, serviços de transporte e sistemas de comunicação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.  Aplicação deste conceito em edificações, produtos e ambientes a serem utilizados por todas as pessoas, de qualquer idade, estatura ou capacidade, o maior tempo possível e sem a necessidade de adaptação ou auxílio, como princípios de Desenho Universal:

  • Uso flexível, Igualitário e Equiparável para pessoas com diferentes habilidades, adaptáveis a qualquer uso.
  • Óbvio, Simples e Intuitivo: design de objetos, produtos, e espaços de fácil compreensão por qualquer usuário independentemente de sua experiência, conhecimento, habilidade de linguagem ou nível de concentração.
  • Informação de Fácil Percepção: comunicação fácil das informações necessárias para rápido entendimento e uso, independente de capacidades intelectuais, cognitivas, sensoriais ou condições ambientais.
  • Seguro e Tolerante ao Erro: minimiza riscos e consequências advindas de ações acidentais ou não intencionais.
  • Baixo Esforço Físico: uso eficiente e confortável com esforço mínimo.

Consulte-nos para implantação de Programas e Projetos!

  • Planos Municipais de Acessibilidade – lei nº 10.098
  • Projetos de Desenvolvimento Local com Inclusão Social
  • Implementação de Receptivos Turísticos Acessíveis
  • Incremento de Circulação Acessível em Sítios Históricos
  • Treinamento Local de Guias Turísticos e Ambientais

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais: