Projetos Permanentes

Projeto Carga urbana

O Projeto Carga Urbana, coordenado pelo IDELT, foi Iniciado em Outubro de 2.000. Tem como foco a movimentação de cargas nas áreas urbanas – seja esta carga de abastecimento, de passagem, de transbordo parcial ou de distribuição -, a cadeia logística que caracteriza cada processo, suas implicações ambientais e de infraestrutura urbana, a movimentação de pedestres e passageiros, o trânsito e o planejamento das cidades.

Abrange toda a cadeia de suprimentos necessária ao abastecimento das cidades: suprimentos industriais, alimentos, bebidas, vestuário, bens duráveis, gás, documentos, flores, perecíveis, produtos perigosos, entre outros, no atacado ou no varejo, numa intensa movimentação que ocorre no território urbano simultaneamente ao deslocamento de pessoas que convivem nas cidades, gerando incontável de deslocamentos e fluxos.

Como faces opostas e complementares de uma mesma moeda, a movimentação de pessoas e mercadorias vem sendo objeto de pesquisa e estudo, tendo diversas de suas contribuições efetivadas pelo poder público, resultantes do Projeto Carga Urbana.
Dentre seus objetivos destacam-se:

  • Aumento dos índices de Mobilidade e Segurança
  • Proporcionar maior fluidez ao tráfego de pedestres e motoristas
  • Minimizar os impactos ambientais
  • Auxiliar no combate às deseconomias
  • Auxiliar na formulação de políticas públicas e formulação de Legislação

Busca, fundamentalmente, contribuir para a qualidade de vida e inserção social visando a acessibilidade e mobilidade universal.
Aberto à participação, recebe as contribuições técnicas e artigos, através de seminários e eventos, contribuições individuais, seja por meio de ideias, apoio ou patrocínio.

De forma mais abrangente, o IDELT mantem o Portal www.cargaurbana.org.br que se encontra em revisão, transferido momentaneamente para este site.

Projeto Seis e Meia em Debate

Fórum de Debates que se realiza às primeiras segundas-feiras dos meses do ano, durante todo o ano, sempre com assuntos variados, atuais e importantes.

Realizado sob um formato interativo com debatedores atuando como expositores e facilitadores na condução dos TEMAS, conta com público participante qualificado que enriquece a discussão, com sugestões e encaminhamento possíveis soluções.

Projeto Semeadores de Livros

Iniciado em 29 de Outubro de 2011 em comemoração ao Dia Nacional do Livro, o Projeto Semeadores de Livros destina-se a leitores de todas as idades.

Tem como meta incentivar a prática da leitura e promover o acesso do maior número possível de pessoas a inúmeros e diversos livros, gratuitamente. Há exemplares de vários autores e diversos estilos: prosa, poesia, contos, romances, entre outros. Após serem lidos, podem ser repassados diretamente para outras pessoas ou devolvê-los no mesmo local de retirada.

Estão distribuídos em diversos locais em estabelecimentos Parceiros do Projeto. São postos colaboradores localizados em praças, áreas de lazer, pontos de circulação de pessoas, estabelecimentos comerciais, instituições, entre outros.

Qualquer pessoa pode ser “um semeador de livros”, doando ao Projeto livros e revistas, fazendo contato pela Seção Fale Conosco ou pelo telefone (11) 3068-6868.

 
Translate »