Iniciando pela comemoração do Dia da Terra, celebrado anualmente em 22 de abril, o IDELT cumpriu agenda de atividades programadas que foram realizadas até o Dia Mundial do Meio Ambiente, relembrado a cada ano, no dia em 05 de junho.
Foram realizadas uma série de atividades nas quais se incluíram palestras, debates, distribuição de mudas e envio e publicação de alguns artigos, tais como: “Intervenções Humanas versus Meio Ambiente” e “Goleiro Gilmar, a propósito de eventos extremos e da tragédia gaúcha”. Nosso objetivo com esta programação foi plenamente alcançado. O objetivo foi de chamar a atenção, por meio de artigos, publicações e atividades, para a urgente necessidade de preservar o meio ambiente, particularmente com a colaboração de alguns parceiros, como por exemplo, o pessoal da Biblioteca Álvaro Guerra, localizada no bairro de Pinheiros, na Capital, que além de divulgar artigos e palestras, nos auxiliou na distribuição de mudas e divulgação de ideias, feita para seus usuários.
Também nosso parceiro Sr. Dantas, que trabalha nos parâmetros da economia sustentável e negócios criativos, fazendo a recuperação de móveis em fibras naturais e ecológicas, se prontificou a distribuir para sua clientela algumas mudas de flores. Ele nos relatou que as pessoas ficaram positivamente surpresas ao receberam a pequena muda para ser plantada, principalmente porque foram convidadas a pensar e realizar suas atividades diárias lembrando da necessidade de conservar áreas urbanas, pela revitalização e plantio de mudas diversas, em suas residências, em praças e condomínios. Também em Terra Preta e no Centro de Mairiporã foram distribuídas mudas para Escola de Educação Infantil e parceiros locais.
Igualmente, foram realizados alguns debates no qual se destacou a necessidade de divulgar ideias e buscar adesão das pessoas em relação à conservação e preservação ambiental. Essas palestras, que deverão ser objeto de duas novas edições, têm por objetivo ampliar a conscientização sobre formas de cooperação e educação ambiental que podem ser praticadas no nosso dia a dia. Entre tantos outros já divulgados e discutidos aqui no nosso site, nas redes sociais e em pequenas reuniões em nosso escritório, sobre as razões das inundações e os problemas decorrentes da calamidade que se instalou sobre o Rio Grande do Sul.
Quer juntar-se a nós nesse esforço de conscientização. Entre em contato!