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Roda de Conversa “Projeto Calçadas 2030”

Movimentada e concorrida, a recente edição do Projeto “Seis e Meia em Debate”, ocorrida no dia 6 de novembro de 2023, no formato de Roda de Conversa, contou com diversos técnicos de renome, especialistas nas suas respectivas áreas de atuação, que vieram discutir e trazer visões diferentes e complementares ao tema central do “Projeto Calçadas 2030”, de iniciativa do IDELT, que objetiva a melhoria dos espaços de circulação das Cidades, com revitalização de arborização em ruas, avenidas, praças e parques.

Iniciando, contou com a apresentação do Professor Nadir Mezerani, arquiteto e urbanista, que fazendo a abertura do debate, falou sobre seus projetos desenvolvidos ao longo de sua exitosa trajetória profissional, na qual se destaca a “Reurbanização Nova Paulista”. Após sua apresentação, Prof. Nadir respondeu diversas perguntas dos presentes e dos internautas, comentando as diversas experiências vivenciadas e trazidas pelos participantes convidados.

Dentre os convidados presentes no evento, destacamos a presença da Arquiteta Stela Goldstein, de alguns ex Secretários de Transporte, entre eles o Prof. Laurindo Junqueira, contando também com a presença e colaboração do Vereador da Cidade de São Paulo,  Eliseu Gabriel, que se comprometeu a dar destaque na recém Frente Parlamentar de Infraestruturas, às questões relacionadas às calçadas, passeios públicos e praças, no que se refere aos aspectos de urbanidade, melhoria de pisos e aumento de arborização, como local do exercício de ir e vir, no qual são realizados grande número de deslocamentos a pé por milhares de pessoas ao dirigirem para o trabalho, atividades de lazer,  à escola ou aos serviços e saúde.

Durante a Roda de Conversa, foram debatidos e levantados vários subtemas ligados a temática central do debate, como legislações das três esferas governamentais, inovações tecnológicas, acessibilidade, segurança do pedestre, questões ambientais, dentre outros pontos que acaloraram o debate. Nossos Conselheiros e Diretores do Instituto também apimentaram a discussão. Valdir Nakasawa apontou os desníveis e despadronização das calçadas, principalmente em bairros com Pompeia e Perdizes, causas de inúmeros acidentes. Manaus lembrou que a “rua” é de responsabilidade do poder público que tem a seu encargo a zeladoria urbana e a segurança dos cidadãos. Paulo Tiroli insistiu sobre a necessidade de fiscalização do poder público para manter um mínimo do padrão divulgado em inúmeros manuais de diversas prefeituras brasileiras.

No geral, o importante a destacar, é que as calçadas são infraestruturas vitais para assegurar a todos a realização do direito de ir e vir; fator determinante para a mobilidade urbana com a necessária segurança seja da integridade física dos indivíduos na sua utilização, seja na promoção de um ambiente seguro para que as pessoas possam passear livremente sem correr riscos de assaltos e outras intercorrências. Constituem espaço essencial para promover e facilitar o deslocamento das pessoas, interferindo na qualidade da vida do cidadão e no grau de desenvolvimento social e econômico das Cidades. Entende-se, também, como indispensável a atenção do poder público na revitalização das calçadas, oferendo pavimento seguro para os deslocamentos nas periferias, com a necessária iluminação dos locais.

Ao final deste importante e proveitoso diálogo, ficou acertado entre os participantes o compromisso de fomentar o “Projeto Calçadas 20-30”, lançado oficialmente pelo IDELT no último dia 04 de outubro.

Aguarde, para breve, espaço específico do IDELT nas mídias sociais, onde será possível enviar fotos, sugestões e participar com algumas ações, no sentido de fomentar o assunto e ampliar o debate. Para que nossas calçadas estejam mais adequadas e ajudem a promover o encontro das pessoas ao ar livre, o uso de parques e praças ampliando o espaço cidadão e sua utilização crescente por crianças e jovens como espaço de convivência.

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