Skip to content

Amizade

“Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem, mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho

Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas

Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo”

Roberto e Erasmo Carlos

 

O dia 30 de julho, como Dia Internacional da Amizade, foi oficializado em abril de 2011, pela ONU. Já o Dia do Amigo, comemorado no Brasil em 20 de julho, tem seu início com a Cruzada Mundial da Amizade, em 1958, deflagrada pelo médico paraguaio Ramón Artêmio Bracho.

Em comum, ambas as datas celebradas com tal proximidade, sugerem a valorização dos laços de amizade entre as pessoas. Simplesmente, nos lembram do quanto é importante ter um amigo! Nada mais que um amigo!

Diversos são os laços de união entre as pessoas: família, trabalho na mesma empresa, casamento, partilhar a mesma equipe esportiva, entre diversas atividades e afinidades vão unido pessoas ou grupos, vão dando contornos à vida e formando vínculos, perenes ou passageiros.

Mas aqueles que desfrutam ao longo da vida de amizades verdadeiras e duradouras se consideram afortunados. Tem aqueles que convivem conosco desde sempre, desde que éramos crianças. Amizade que a vida e o tempo vão se encarregando de burilar. Há outros que entram na nossa vida de mansinho. E vão ganhando espaço pela solidariedade e convivência, apreço e compartilhamento de gostos e atividades em comum. Nada pedem em troca. Gostam mesmo é de estar conosco. E se por acaso cometemos um deslize, com muito jeito, conversam conosco, chamam a nossa atenção e nos ajudam a consertar estragos. Verso de uma antiga poesia lembra “… se nem todo irmão é amigo, todo amigo é um irmão!”

De outra perspectiva, o Dia Internacional da Amizade, nos remete a laços mais abrangentes. A data comemorativa teve reconhecimento para celebração dos laços de amizade entre os povos e nações, sobretudo para a divulgação da cultura de paz e não violência. Teve como inspiração a amizade entre as pessoas.

Tal como amigos, povos distintos são considerados irmãos, ao redor de todo mundo. Independente de raça, crença ou cor da pele, valorizando e respeitando a diversidade cultural e a origem étnica de cada pessoa. Ainda, a amizade e o respeito entre nações, pode contribuir para os esforços da comunidade internacional, de acordo com o que preconiza a Carta da ONU para a promoção do diálogo entre as civilizações, por meio da construção de caminhos solidários, de compreensão mútua e de reconciliação.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email