Skip to content

Curiosidades do Descobrimento do Brasil

Curiosidades do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500, chegava na Costa Brasileira, uma esquadra de 13 embarcações (caravelas e naus), comandados por Pedro Álvares Cabral, mais precisamente no sul da Bahia, onde hoje se localizam os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, dando-se  início à exploração colonial do nosso território.

Inicialmente, a expedição tinha o objetivo de chegar até às Índias, cruzando o oceano Atlântico, a fim de realizar um tratado comercial com os dirigentes da região. Entretanto, eles se afastaram da costa da África, buscando confirmar o que já se suspeitava: havia terras ao leste do oceano. Assim acabaram se desviando do trajeto inicial, o que levou ao descobrimento do Brasil. Ao chegarem por aqui, pensaram que se tratava de uma ilha e resolveram chamá-la de “Ilha de Vera Cruz”. Lembramos que, em latim, a palavra “vera” significa “verdadeira”.

Navegando pelo litoral, perceberam que a terra era muito maior que uma ilha e resolveram batizá-la de “Terra de Santa Cruz”, por ser a expedição de Cabral muito ligada aos religiosos portugueses. Tanto é que acompanhava a expedição o Padre Jesuíta, Dom Senhor Manoel da Nobrega.

Dessa empreitada originou-se um dos principais documentos históricos e literários do Brasil a época, conhecida como a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao Rei de Portugal D. Manuel I, no qual descrevia as belezas naturais da nova terra, bem como o primeiro contato com seus habitantes: os índios das tribos Tupi Guaranis.

Como ilustração, acima reproduzimos Selo de referência, em alusão ao grande feito de Cabral, confeccionado em 1983.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email