Skip to content

Cultura, Sociedade e Educação

São muitas e diversas as abordagens do termo cultura. O mais comum quando se pensa em cultura é, de imediato, as pessoas se remetem à música, literatura, cinema, artes plásticas e dança, entre outras manifestações culturais. Vale dizer que se entende a cultura a partir de suas expressões artísticas, o que é sem dúvida alguma, uma forma imediata de reconhecer os traços culturais de uma determinada sociedade.

Há também quem aborde o termo cultura – da palavra latina “colere”, cujo significado é cultivar -, como uma infinidade de habilidades desenvolvidas durante o percurso da existência humana. Práticas civilizatórias, construídas ao longo da existência humana, necessárias à sobrevivência, considerando-se que a cultura pode ser concebida como tudo que o homem produz. Um conjunto de crenças, valores, costumes, artefatos, estágios, leis e normas de uma sociedade. O termo se associa ao que foi produzido pelos seres humanos ao longo do tempo, tendo formado os valores e modo de vida de sociedades determinadas.

Conceituado o termo de forma mais ampla, se pode compreender sua expressiva importância nas relações sociais, sendo possível reconhecer sua influência que pode vir a permitir a preservação de grupos sociais, detentores de características que se manifestam no cotidiano, no comportamento social e nas produções físicas e imateriais.

Assim, constituem um conjunto de práticas específicas que podem expressar posição social ou cultural por meio de condutas cerimoniais, manifestas em procedimentos de etiqueta social, normas e comportamentos esperados em determinados ambientes, caracterizando algumas práticas como mais cultas que outras. Em determinadas épocas houve sociedades que partilharam uma visão hierarquizada da cultura, ao pensá-la como um conjunto de práticas do que há de melhor e de mais avançado em uma sociedade, sendo esse conjunto exclusivo de apenas alguns grupos sociais.

De todo modo, do ponto de vista sociológico, o termo cultura é um conceito abrangente, que abarca ideias, comportamentos, manifestações artísticas, gastronômicas, literárias, esportivas, entre outras, resultantes do convívio e interação entre indivíduos em uma sociedade.

Então, pode-se dizer que, para que exista uma cultura, é necessário que exista uma sociedade. Ou seja: não é possível existir uma sociedade sem uma cultura própria, não sendo possível compreender uma cultura fora de sua sociedade.

A cultura não é homogênea ou estática. Os diferentes entendimentos que surgem resultam da movimentação dos grupos que compõem a sociedade. Portanto, embora se mantenham elementos tradicionais, em todo tempo a sociedade está em transformação, seja por processos internos, seja pela influência de diferentes sociedades que entram em contato e passam a absorver rudimentos umas das outras.

Cada vez mais as mudanças culturais se intensificam e se aceleram. As facilidades na comunicação latu senso, permitidas pelos avanços tecnológicos, propiciaram uma proximidade no contato entre as diferentes culturas como nunca na história, seja físico ou virtual.

Em face disso, para manter sua identidade social, os indivíduos necessitam perceber a sua cultura para poder assimilá-la, o que reforça a necessidade de um aprendizado social, por meio das ações educacionais (e da Escola), que favoreçam o preparo das pessoas para o desempenho de papéis sociais positivos promotores de melhoria da qualidade de vida – função primordial da escola.

Em decorrência, o encontro entre a cultura e a sociedade transcende e transforma o papel atribuído à educação. É na escola que se aprimora o entendimento de lugar social que a criança carrega desde os valores transmitidos por seu núcleo familiar. Pode vir a ser essencial para preencher lacunas eventuais do processo de socialização, fazendo a transição entre família, escola e sociedade. A criança passa a utilizar elementos culturais para expandir sua forma de viver, seus relacionamentos com os demais, também portadores de ricos processos socais diversos.

Por conseguinte, a família e a escola são os principais responsáveis por transmitir e manter a cultura em sociedade. permitindo que os elementos culturais auxiliem na formação de melhores cidadãos conhecedores do contexto e que estão inseridos.

Assim como, a sociedade como um todo, tem a responsabilidade de zelar pelo acesso a uma educação de qualidade. Bem como em promover, de forma concreta e objetiva, melhores condições de vida a cada cidadão.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email