Skip to content

Editorial

Curiosidades do Descobrimento do Brasil

Curiosidades do Descobrimento do Brasil

Em 22 de abril de 1500, chegava na Costa Brasileira, uma esquadra de 13 embarcações (caravelas e naus), comandados por Pedro Álvares Cabral, mais precisamente no sul da Bahia, onde hoje se localizam os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, dando-se  início à exploração colonial do nosso território.

Inicialmente, a expedição tinha o objetivo de chegar até às Índias, cruzando o oceano Atlântico, a fim de realizar um tratado comercial com os dirigentes da região. Entretanto, eles se afastaram da costa da África, buscando confirmar o que já se suspeitava: havia terras ao leste do oceano. Assim acabaram se desviando do trajeto inicial, o que levou ao descobrimento do Brasil. Ao chegarem por aqui, pensaram que se tratava de uma ilha e resolveram chamá-la de “Ilha de Vera Cruz”. Lembramos que, em latim, a palavra “vera” significa “verdadeira”.

Navegando pelo litoral, perceberam que a terra era muito maior que uma ilha e resolveram batizá-la de “Terra de Santa Cruz”, por ser a expedição de Cabral muito ligada aos religiosos portugueses. Tanto é que acompanhava a expedição o Padre Jesuíta, Dom Senhor Manoel da Nobrega.

Dessa empreitada originou-se um dos principais documentos históricos e literários do Brasil a época, conhecida como a Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita ao Rei de Portugal D. Manuel I, no qual descrevia as belezas naturais da nova terra, bem como o primeiro contato com seus habitantes: os índios das tribos Tupi Guaranis.

Como ilustração, acima reproduzimos Selo de referência, em alusão ao grande feito de Cabral, confeccionado em 1983.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email