Skip to content

Férias Escolares: Aprender Brincando

Momento de grande expectativa e muito aguardado por crianças e jovens, as férias escolares podem se transformar em momentos únicos de alegria, crescimento e interação. Esse período, visto equivocadamente como etapa apenas de descanso das rotinas e obrigações, pode vir a ser uma oportunidade especial para fortalecer vínculos e adquirir novos conhecimentos.

Fazer as coisas de um outro jeito: de maneira lúdica, criativa e sem aquela ideia de obrigação. Esse é um tempo para dormir até mais tarde, passear, visitar os primos e os avós, brincar, jogar bola, fazer caminhadas, conhecer novos espaços e, até mesmo, ficar em casa sem fazer nada. Vale até mesmo um tempo autorizado para jogar videogame, preferencialmente com os amigos.

Também esse período é importante porque ajuda a aprimorar as habilidades adquiridas nas atividades de aprendizado no dia a dia da escola e na lição de casa, propiciada pelo distanciamento e pela maturação do conhecimento adquirido no período letivo anterior. Também possibilita exercitar habilidades adquiridas em aulas regulares e suplementares de modalidades esportivas e atividades culturais.

Por esse motivo é preciso fazer um planejamento mínimo para o período de férias e reservar um tempo para estar com eles. Coisa às vezes bastante difícil para pais e mães que trabalham e cujo período de férias não coincide com as férias escolares. Mas sempre é possível dividir responsabilidades com pais dos colegas de seus filhos se nos prepararmos para isso com antecedência. Assim como é importante reservar o período de contraturno de trabalho e os finais de semana para estar com eles.  Porque costumam estar ávidos para dividir conosco suas experiências. Além de que, importantíssimo, é acompanhá-los neste período e saber por onde andam, particularmente os jovens.

Mesmo muito ocupados, sempre é possível reservar um tempo para tomar um sorvete. Ou, se a verba estiver muito curta, pode-se fazer um bolo ou um doce juto com eles em casa. Além do prazer da atividade e de saborear os resultados, este momento especial de convivência fortalece os laços pessoais.

Que tal investir, dez minutos que seja, para saber qual é a música ou o cantor preferido do seu filho? Ou dar um passeio com sua filha para ver o pôr do sol? Que tal contar para as crianças a sua estória favorita que sua mãe contava para você quando pequeno? Sabe pular amarelinha ou pular corda? Ensine para seus filhos. Com certeza eles vão ficar surpresos com suas habilidades e passar a olhar para você de outra forma.

Muito se pode fazer com pouco. E muito mais se poderá fazer quando se colocar o coração e a imaginação a favor de nossos filhos nesses e em outros períodos.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email