Skip to content

PROJETO SEIS E MEIA EM DEBATE

Iniciado em Março de 2009, o Projeto “Seis e Meia em Debate”, promovido pelo IDELTInstituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente e publicado no Portal cargaurbana.org.br também mantido pelo Instituto, constitui-se em um fórum de debates, espaço aberto pelo IDELT para discussão de políticas públicas, assuntos de interesse nacional e local, dentre os diversos temas de interesse da sociedade.

Tem por objetivo a promoção do conhecimento nas diversas áreas que constituem suas finalidades, assim como a troca de ideias e o encaminhamento de possíveis soluções às diversas esferas de governo e aos demais interessados.

Esta atividade regular do Instituto, promovida periodicamente, é considerada uma das mais expressivas iniciativas, seja pela abrangência e abordagem dos temas, seja pelo número expressivo de frequentadores, mas, principalmente, pela qualidade dos palestrantes e debatedores. Recebe sempre um público qualificado, constituído por técnicos de diversas áreas, consultores, profissionais liberais, servidores públicos, empresários e estudantes, entre muitos frequentadores que, igualmente, abrilhantam os debates.

Dentre os diversos eventos promovidos, foram realizados os debates abaixo, entre os quais se destacam os seguintes temas e palestrantes.

Clique no tema para integra do Debate.

Data: 02 Março de 2009
Tema: “ As oportunidades que vem da Crise”
DebatedoresThomaz de Aquino, Economista e o Consultor Empresarial Jorge Hori como debatedores
 
Data: Abril 2009
Tema “ Terceiro Setor em Debate”
Debatedores: Célia R. Belizia Schuthler, Assistente Social, Janos Kenez, Economista e Comunicador e Vera Bussinger  Filósofa e Pedagoga, presidente do IDELT.
 Como debatedores
 
Data: Maio 2009
Tema “O Papel da Imprensa e a Sociedade”
Debatedores: Teresa Cristina Miranda – Diretora do Atelier de Imagem e Comunicação – Consultoria e Assessoria Especializada em Comunicação Pública.  Rodrigo Savazoni – Jornalista, Diretor do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital e Coordenador do Fórum da Cultura Digital Brasileira, iniciativa do Ministério da Cultura e da Rede Nacional de Pesquisa. Foi Editor de Novos Projetos do estadão.com.br em 2008 e Editor Chefe da Agência Brasil, entre 2005 e 2007.  Sérgio Gomes – Diretor da Oboré – Projetos Especiais em Comunicação e Artes. Como debatedores
 
Data: Agosto 2009
Tema Infraestruturas Brasileiras – “O Pais vai pelo caminho certo ?
Debatedores: Carlos Alberto Rolim Zarattini – Deputado Federal, Economista, foi Analista Operacional da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Secretário de Transportes do Município de São Paulo,  Gerente Regional de Administração, Ministério da Fazenda em São Paulo, Secretário de Subprefeituras do Município de São Paulo,  Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo – http://www.zarattinipt.com.br, José Roberto Bernasconi – Engenheiro Civil e Advogado, Empresário, Diretor Presidente da Maubertec Engenharia e Projetos Ltda, é Presidente Nacional do SINAENCO e  foi presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo, Frederico Bussinger – Engenheiro, Economista, Diretor Presidente da Companhia Docas de São Sebastião, foi Secretário Municipal de Transportes da Cidade de São Paulo, foi diretor de gestão portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), presidente da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) em duas gestões,  Carlos Shad – Formado em Administração de Empresas e Ciências Sociais, é Presidente e Diretor de Planejamento e Gestão da ADTP – Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná,  Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade de Michigan, Conselheiro Titular do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
 
Data: Outubro  2009
Tema: “´Pensando as Cidades – Mesa Redonda”
 
Data: Dezembro  2009
Tema: “Retrospectiva 2009 & Perspectivas para 2010”
Debatedor: 
Prof. Dr. Almino Affonso – Advogado, ex-Deputado Federal, foi Ministro do Trabalho e Previdência Social do Governo João Goulart, Secretário dos Negócios Metropolitanos do Estado de São Paulo e Vice-governador do Estado de São Paulo.
 
Data: Março 2012
Tema: “Restrição à circulação é Solução”
Debatedores: José Police Neto – Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Francisco Pelúcio – Presidente do SETCESP!
 
Data: Maio 2012
Tema: ” A Cidade vai para na (i) mobilidade urbana?”

Debatedores: Joaquim Lopes Júnior, Atual Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP. Professor Bacharel em História, sua carreira profissional está ligada diretamente aos assuntos de trânsito e transporte. Foi Assessor de Diretoria e Presidência na Secretaria Municipal de Transporte de Campinas; Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC; DERSA e DENATRAN. Foi membro dos Conselhos de Administração da EMPLASA, SPTrans, EMTU e do Conselho Diretor da ANTP. Esta é a segunda vez que preside a EMTU. A primeira gestão foi no período de 2003 a 2006, Ailton Brasiliense Pires, Presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos – ANTP.  Engenheiro com vasta experiência em diretorias de transporte e trânsito do País. Atuou como diretor do Departamento Nacional de Trânsito-Denatran e presidente do Conselho Nacional de Trânsito-Contran entre 2003 a 2005. Foi consultor de transporte e trânsito de 1993 a 1995, diretor da ANTP de 1995 a 2002 e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego-CET e diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário-DSV de São Paulo de 1989 a 1992., Carlos Eduardo Paiva Cardoso, Engenheiro Eletrônico e Mestre em Transportes pela Escola Politécnica da USP, Doutor em Serviço Social pela PUC-SP, 20 anos trabalhando na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo na área de planejamento e no momento na Diretoria de Planejamento e Controle do Grupo CCR. Thiago Guimarães, Consultor do Projeto Mobilize, Jornalista pela ECA-USP, economista pela FEA-USP e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pela HafenCity Universität Hamburg, Alemanha. É Pesquisador do Instituto de Planejamento de Transportes e Logística de Hamburgo e escreve sobre transportes há mais de dez anos para diversos meios de comunicação nacionais.

 
Data: Junho 2013

Tema: “Uma nova Lei dos Portos… E agora?”
Debatedores:
Frederico Bussinger – Engenheiro, Economista, Diretor Presidente da Companhia Docas de São Sebastião, foi Secretário Municipal de Transportes da Cidade de São Paulo, foi diretor de gestão portuária da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), presidente da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) e presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) em duas gestões,  Carlos Schad – Formado em Administração de Empresas e Ciências Sociais, é Presidente e Diretor de Planejamento e Gestão da ADTP – Agência de Desenvolvimento Tietê Paraná,  Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade de Michigan, Conselheiro Titular do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
 
Data:  Março 2014
Tema: Qual a verdade sobre a atual situação econômica brasileira?
Debatedores:

Célia de Gouveia FrancoJornalista, formada pela USP, é Editora Executiva do Jornal Valor Econômico. Trabalhou no Jornal Folha de São Paulo chegando a ser Editora de Nacional; foi Gerente e Coordenadora do Jornal Gazeta Mercantil onde atuou por 20 anos, sendo responsável pelo Weekly Edition, em Londres. Colaborou também com o Jornal do Brasil e foi correspondente da revista portuguesa de Economia e Negócios. É fundadora do diário Valor Econômico,  responsável pela editoria ‘Brasil’.  José Francisco Pais – Economista e Financista é professor universitário, Coordenador de Cursos de Pós-graduação da UNIBAN/Anhanguera – Osasco, Especialista em Gestão Empresarial & Finanças Corporativas, Certificado pela ANBIMA – CPA20. Possui mais de 30 anos de experiência na área bancária e financeira. É articulista dos sites administradores.com e prevenirperdas.com e do blog  investduvidas.wordpress.com.

Mediador:
Thomaz de Aquino Nogueira Neto – Economista, foi presidente da CPOS – Companhia Paulista de Obras e Serviços – SP e da DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S.A.
 
Data:  Agosto 2014
Tema: Qual o Brasil que sai da Copa do Mundo?
Debatedores:

Milton do NascimentoDiretor Executivo da Associação Paulista de Futebol, Gestor do União de Mogi das Cruzes F.C., foi jogador do Corinthians Paulista; jogou no México e Portugal, Manuel Carlos de Lima Rossitto –  Diretor Titular Adjunto do DECONCIC – Departamento da Indústria da Construção da FIESP, Diretor do SINICESP E ANEOR, é Engenheiro Civil, José Barat – Presidente do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da Federação do Comércio de Bensm Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO, é Economista

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais:

Projeto Seis e Meia