Skip to content

Projeto Seis e Meia em Debate “Verticalização na Cidade de São Paulo”

“Verticalização na Cidade de São Paulo” foi o tema da última edição do PROJETO SEIS E MEIA EM DEBATE ocorrida na última segunda-feira (05 de junho).

O evento, realizado presencialmente, foi organizado pelo IDELT– Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente teve como expositor Fernando Barrancos Chucre, arquiteto e urbanista, atual Secretário Executivo de Governo de Planejamento e Entregas Prioritárias na Prefeitura de São Paulo e como mediador do debate, Dr. Frederico Bussinger, consultor do IDELT.

Na abertura do debate Vera Bussinger, presidente do Instituto, relembrou os laços de afinidade e respeito entre Fernando Chucre e o IDELT, quando lá pelos anos de 2002, em virtude do desenvolvimento do Projeto Calçadas Metropolitanas: fazer calçadas fazendo cidadãos”, iniciativa inédita articulada pela parceria entre as Secretarias dos Transportes Metropolitanos e da Administração Penitenciária, mais o IDELT e a Prefeitura de Carapicuíba,   localidade onde foi realizado o Projeto, que tinha à frente do Município como Prefeito, o saudoso Dr. Fuad Chucre, pai de Secretário.

Esse bem-sucedido Projeto teve como objetivos principais buscar melhores condições de circulação de pedestres e reinserção social de ex-presidiários que, por meio construção do Calçadão Central de Carapicuíba, foram treinados e capacitados, estimulados à convivência e ao exercício de atividades de utilidade pública, reconhecidas e valorizadas pela população, pelo grupo de profissionais do IDELT que fazia também a coordenação geral dos trabalhos junto à Prefeitura.

Fernando Chucre se emocionou e contou que lembrava de diversas façanhas feitas por seu pai entre elas a visão que ele tinha em propiciar ações e oportunidade às pessoas, neste caso específico a reinserção social para egressos do sistema penitenciário, atitude audaciosa e corajosa, como sempre fez seu pai durante toda sua vida pública.

Passando diretamente ao debate, que contou com a participação de diversos associados, profissionais da área, estuantes e empresários, amigos e convidados, que puderam participar de várias rodadas de perguntas e respostas, após a explanação inicial do secretário. Também os presente, puderam esclarecer e apresentar diversos conceitos e trocar experiências ligadas direta ou indiretamente à temática da verticalização urbana, que, diga-se de passagem, atualmente tornou-se um fenômeno geográfico que altera profundamente a paisagem urbana. Não apenas por trata-se da construção de edifícios comerciais e para moradias, impulsionados ou não pela crescente especulação imobiliária, que faz com que grandes investimentos de capital sejam atores principais neste setor, causando uma série de impactos socioespaciais na Cidade de São Paulo particularmente, como em muitas outras cidades pelo Brasil afora.

Além disso, foi também discutido o déficit habitacional e as demais infraestruturas necessárias, cuja precariedade ou falta, não dão conta hoje de acompanhar esta nova tendência.  Foram abordadas diversas tópicos como dimensão temporal e espacial dos estudos sobre a verticalização; dimensão técnica e ambiental da verticalização; além das dimensões econômica, cultural e política da verticalização das cidades.

Igualmente a habitação de interesse social não deixou de ser lembrada, acalorando ainda mais o debate, assim como o atual Plano Diretor que se encontra em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo, que nos últimos meses tem sido alvo de diversas polemicas sobre mudanças propostas pelos vereadores, principalmente quando se trata de reduzir as áreas de verticalização no entorno dos metros.

Depois de duas horas e meia de intenso debate, ainda com gosto de quero mais, o Secretário Fernando Chucre foi aplaudido pelos presentes, tendo realizado um encontro franco e sincero, sem deixar de responder a nenhuma das perguntas ou declinado da troca de ideias, mesmo nos momentos acalorados.

Prepare-se para, em breve, vir participar de um encontro do Projeto Seis e m eia em Debate, realizado de forma presencial e com temas sempre atuais.

Aprecie, abaixo, alguns momentos deste encontro!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Veja mais:

Projeto Seis e Meia