PERISCÓPIO 140: Competitividade ganha espaço na agenda portuária

Frederico Bussinger Ainda que a previsão de crescimento econômico do Brasil para 2022 seja apenas 2/3 da estimada para os países americanos, e metade da média mundial (1,8 x 3,6%), segundo o relatório “Trade and Development Report – 2021” da UNCTAD, divulgado nesse 15/SET, não se deve esperar mares tranquilos para os portos brasileiros no […]


PERISCÓPIO 139: Déficit ferroviário no Complexo Portuário santista: aos números!

Frederico Bussinger “O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” [Deming; “pai da cultura da qualidade”] Tanto o Porto Organizado de Santos (porto público; área e instalações dentro da Poligonal) como o Complexo Portuário santista (Poligonal mais TUPs externos: ou seja, todo o Estuário) seguem se expandindo e têm planos de expansão. O […]


PERISCÓPIO 138: Autorização ajuda; mas será panaceia ferroviária?

Frederico Bussinger “Nunca é tarde para se fazer o bem” [Conselho da (minha) Vó Mello] Acossado pelas iniciativas estaduais, em especial de MT, PA e MG, o Governo Federal vem de editar a MPV-1065/21 (30/AGO). Ela e, principalmente, o lançamento do “Pro Trilhos” no Palácio do Planalto (divulgado como “Setembro Ferroviário”), três dias depois (2/SET), […]


PERISCÓPIO 137: Sim! Gestão condominial é modelo a ser considerado

Frederico Bussinger Na antevéspera da audiência pública para desestatização (privatização) da Autoridade-Administradora Portuária – AAP de Santos, agora anunciada para outubro próximo, o modelo condominial de administração volta ao palco: “Estamos maduros para a autogestão de condomínios portuários?”, pergunta Montenegro em seu recente artigo (A Tribuna-25/AGO) para, socraticamente, concluir que sim. Inclusive usa como exemplo […]


PERISCÓPIO 136: Ameaças (e saídas) à meritória Ferrogrão

Frederico Bussinger “Diante de impasses, mais importante que procurar resolver o problema é formulá-lo de forma diferente” (Milenares provérbios, chinês e grego) “O que não dá para ser feito? Mas, que se for feito, muda tudo!” (Joel Barker) O nome não ajuda. Mas a Ferrogrão tem méritos: muitos méritos! Não ajuda porque a ideia que […]


PERISCÓPIO 135: Automação portuária

Frederico Bussinger “Já combinaram com os russos?” [Mané Garrincha] Na corrida dos arquibilionários pela liderança do promissor mercado de viagens turísticas espaciais, o mundo acompanhou, recentemente, ao vivo, a primeira viagem de uma nave, sem piloto, com o próprio dono do projeto, 2 turistas convidados e um pagando passagem: bem vinda ao clube dos veículos […]


PERISCÓPIO 134: Descarbonização dos/nos portos

Frederico Bussinger   Na “pizza”, convencionalmente utilizada para segmentar fontes, 3/4 das emissões mundiais de dióxido de carbono – CO2 provem do grupo “energia”: eletricidade, aquecimento e transportes. Estes contribuem com cerca de 1/4 do grupo; vale dizer, entre 16-18% do total (conforme a referência). No Brasil, em função de uma matriz 2/3 rodoviária (maior […]


PERISCÓPIO 133: Reciclagem de navios: uma indústria promissora

Frederico Bussinger “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” [Antoine-Laurent de Lavoisier] “Estima-se haver 3,8 Mt, só de aço, nas 5.319 embarcações que, no Brasil, são potencialmente recicláveis (descomissionáveis, no jargão do setor). Ou seja, nos 36% da frota que estão em operação há mais de 20 anos”. Como referência, esse potencial […]


PERISCÓPIO 132: Peças se movem no xadrez ferroviário

Frederico Bussinger “Nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai” [Provérbio português] Se na semana passada o noticiário de infraestrutura e logística foi rico em informações e revelações sobre portos, particularmente os qualificados no PPI para desestatização (privatização), nesta está sendo a vez de ferrovias (com destaque para as do Centro-Oeste). Três […]


PERISCÓPIO 131: Planejamento e governança portuários, sub judice?

Frederico Bussinger Se associado (ou não) ao avanço do cronograma de desestatização (privatização) de Autoridades-Administradoras portuárias não é possível afirmar. O certo é que a imprensa vem crescentemente trazendo à baila dúvidas e reivindicações relevantes para o futuro dos portos no Programa de Parcerias de Investimentos – PPI. Para a logística brasileira, de forma mais […]