Skip to content

Projeto “Semeadores de Livros” Distribuindo Livros e Promovendo Cultura!

Projeto cultural da maior importância, desde que foi fundado, ocupa lugar de destaque dentre as várias iniciativas de distribuição de livros em diversas localidades na Cidade de São Paulo, por diversas localidades no Estado e pelo Brasil afora!

Nosso “Semeadores de Livros” está prestar a completar seu 12º aniversário!

Fecha o terceiro trimestre de 2023 com mais de 9.800 livros distribuídos pelos Pontos Colaboradores, praças, áreas de lazer, pontos de circulação de pessoas, estabelecimentos comerciais, entre outros. Neste mês, também, recebeu em doação quase 12.000 exemplares de vários autores e diversos gêneros literários: prosa, poesia, contos, romances, entre outros.

Até mesmo na Cidade de Barcarena, no Pará, o Semeadores de Livros esteve presente auxiliando a comunidade a formar uma biblioteca, distribuindo livros, formando parcerias com associações e a Prefeitura local.  Lembrando, igualmente, de inúmeras outras bibliotecas que auxiliou a formar diversas em escolas, na Subprefeitura da Brasilândia, no Itaim Paulista, em Mairiporã e Atibaia, entre outros, enviando livros até para o Mato Grosso.

Se alguém precisar de livros, é só entrar em contato conosco. Se nosso estoque estiver baixo ou se precisar de livros específicos, entramos em contato com nossos parceiros que também não medem esforços para encontrar o que se procura.

12 anos vai completar nosso Projeto, agora em outubro próximo, “semeando livros”, fomentando a cultura e a prática da leituras, distribuindo gratuitamente os livros, buscando aproveitar todos os momentos e de diversas formas para incentivar, cada vez mais, as pessoas a desenvolver e manter o gosto pela leitura.

Ao longo desse 12 anos o volume de livros se mostra surpreendente! Contabilizamos próximo a 350.000 livros doados e distribuídos. E, mesmo na era dos e-books, da leitura digital, tablets e outros formatos virtuais, é gratificante ver mais e mais pessoas que, a cada dia, buscam mais e mais livros. Recentemente fizemos uma doação para pessoas portadoras de Alzheimer que utilizam os diversos livros de arte para contemplação de paisagens e figuras de pessoas e objetos, em uma experiência tátil, de sentir e recordar lugares, situações e vivências, que acabam por ativar os sentidos e a memória.

Admirável é ver, nas mãos de uma criança, os livros sendo manuseados e folheados. Olhar as figuras, admirar as cores e saborear os primeiros passos rumo ao alfabeto, às sílabas e às palavras. “Borboleta Amarela”, repete Danielzinho, ao ver estampada nas páginas de um livro a enorme borboleta que andou perseguindo enquanto brincava no parque. Maravilha é ver crianças se encantar, folhear e admirar as figuras. E passar dessas para o insondável mistério que é a leitura e a escrita!

Lamentamos a falta de bibliotecas acessíveis a todos os públicos. Principalmente no bairros e periferias da Cidade onde também o acesso digital é escasso. Muitas vezes, os livros a que têm acesso são os distribuídos de forma gratuita pelo “Semeadores de Livros”. Lembramos aqui a experiência recente no bairro de Terra Preta, em Mairiporã. No lugar onde estava instalada a Subprefeitura local, a par de outras atividades ali ofertadas, inclusive atividades de educação digital ministradas pelo IDELT, havia uma biblioteca bem montada e equipada, voltada principalmente para escolares das unidades públicas e particulares próximas. Por meio do Projeto “Semeadores de Livros” foi feita uma parceria de sucesso com o poder público na ampliação da circulação de livros.

De igual modo gratificante e com a mesma importância e consideração, nos lembramos daqueles que nos procuram oferecendo livros para serem doados ao Projeto. Constituem uma extensa rede formada por pessoas físicas, empresas, editoras e instituições que nos ajudam a formar o acervo que é distribuído. Sem essa valiosa contribuição o Projeto poderia parar.

Seguimos adiante, firmes e fortes, especialmente neste próximo mês no qual teremos uma programação especial comemorativa dos 12 anos do ProjetoSemeadores de Livros”.

Assim convidamos você a se tornar um semeador de livros, doando ao Projeto livros e revistas.

Vamos juntos comemorar muitos outros aniversários do Projeto.

Para fazer contato é só acessar a Seção Fale Conosco www.idelt.org.br , pelos telefones (11) 4604-2131 (11) 3068-6868.ou pelo WhatsApp: (11) 96189-8441.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email