Skip to content

Projeto “Semeadores de Livros” segue firme!

Conforme o ditado que diz que “depois da tempestade, vem a bonança”, assim tem acontecido com o Projeto Semeadores de Livros, nesta etapa pós pandemia, em 2022. O interesse pela retirada de livros teve crescimento significativo, tendo também aumentado o número de pontos colaboradores. Prova disso é o fato de que, somente no mês de maio deste ano, até agora, foram distribuídos quase o mesmo número de livros que no ano de 2020.

Só para lembrar, Pontos Colaboradores são estabelecimentos comerciais ou pontos de interesse por onde circulam muitas pessoas, nos quais estão colocadas fisicamente as Caixas de Livros. Só no HC – Hospital das Clínicas, Ponto Colaborador desde 2014, foram colocadas mais caixas com incremento de mais três pontos dentro do Hospital, totalizando quatro pontos de distribuição. Consequentemente, a quantidade de livros distribuídos mensalmente saltou de 75 para 250 livros, em média, por mês.

Recentemente outros pontos novos de distribuição vêm sendo reativados. É o caso do Portal Cidade São Mateus (http://www.cidadesaomateus.com.br/), parceiro antigo do Projeto, que agora retoma suas atividades, ampliando ainda mais a distribuição gratuita de livros. Também continuamos a colocar caixas de livros em condomínios residenciais, distribuindo livros em estações de metrô e pontos de ônibus.

Essa ampliação só foi possível em razão de doações de livros ao Projeto. Neste primeiro semestre, recebemos em duas oportunidades, aproximadamente 2.500 livros, 300 CDs e 100 DVDs. Estes volumes já foram catalogados e carimbados com o símbolo do “Semeadores” e estão sendo colocados à disposição dos assíduos leitores que procuram pelos livros. Recebemos também doação de dois equipamentos de vídeo cassete e de dois televisores que, em breve, serão direcionados a entidades que poderão usufruir de outros meios de difusão de cultura, podendo diversificar suas atividades.

Ressaltamos, aqui, que estamos em campanha permanente por doação de livros: romances, ficção, clássicos da literatura, poesias, manuais informativos, entre outros. Livros novos e usados, em bom estado de conservação, são muito benvindos e necessários.  De diversos gêneros, mas particularmente de literatura infanto juvenil.  A não ser em doações específicas, para montagem e organização de bibliotecas em escolas, creches e instituições, recebemos doações de livros didáticos. Estes, quando são oferecidos, passam por avaliação de oportunidade de aproveitamento por alguma instituição interessada. Também livros em mau estado de conservação, com ácaro, rasgados ou rabiscados, não são recebidos, porque não podemos distribuí-los em função do respeito que temos por nossos leitores e parceiros colaboradores.

Por isso mesmo, precisamos muito da valiosa colaboração de Doadores de Livros. Sem essa contribuição o projeto Semeadores de Livros pode parar. É uma extensa rede formada por pessoas físicas, empresas, editoras e instituições que nos ajudam a formar o acervo que é distribuído. Para fazer doações entre em contato conosco!

Temos muito a agradecer a todos que colaboram conosco nesta rede solidária, espalhando cultura e conhecimento, semeando livros e ideias.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email