No último dia 18 de abril, comemorou-se o “Dia Nacional do Livro Infantil” que coincide com o dia de nascimento do renomado Monteiro Lobato, nascido há exatos 141 anos (1882), na cidade de Taubaté (SP), que fundou a primeira editora brasileira, em 1918. E aqui uma curiosidade: Sabiam que, até então, todos os livros de escritores brasileiros eram impressos em Portugal?
Também, neste mesmo mês no dia 2, comemorou-se o “Dia Internacional do Livro Infantil”, data em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de diversos livros para crianças mais lidas no mundo.
As duas referências acima ilustram e complementam nossa chamada para interessante artigo publicado na Revista Piauí sobre a venda de livros no Brasil, denominado “Mercado de Livros vê queda após boom da Pandemia”. Traz muitas informações sobre o panorama editorial brasileiro, perfil de leitores, curiosidades sobre os números antes e depois da pandemia, e o mercado de vendas ocorridas na última década, o qual recomendamos a leitura.
Reforça as ações do Projeto “SEMADORES DE LIVROS” realizado pelo IDELT. Afinal, se há de convir, que literatura e conhecimento devem ser comemorados todos os dias!
Acesse o Link!