A pandemia (2020/2021) e a perda de conhecimento através da leitura, especialmente nas crianças, é um impacto significativo que se prolonga. As escolas tornaram-se menos focadas na leitura, com a participação em sala de aula a diminuir, e muitas crianças não conseguem ler em casa. Este cenário gera uma consequência negativa no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem, uma vez que a leitura é uma ferramenta fundamental para o aprofundamento do conhecimento. Estudos recentes revelam que no mundo tivemos consideráveis perdas na área da educação. Muitos especialistas defendem que o período de pandemia podem ser considerados perdidos a parte pedagógica e a pergunta que não pode deixar de ser questionado se é reversível ou não?
Informações sobre o impacto da pandemia na educação, na leitura e no conhecimento são evidentes na:
- Redução do hábito da leitura:
A passagem para o ensino remoto e a maior exposição a outras formas de entretenimento levaram a uma diminuição do hábito da leitura, tanto em crianças como em adultos.
- Perda de tempo e foco na educação:
A pandemia e a mudança abrupta para o ensino remoto causaram uma perda significativa de tempo e foco na educação, o que afeta o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem.
- Dificuldades na aprendizagem:
A falta de contato com o ambiente escolar, a falta de interação com os professores e a menor disponibilidade de materiais didáticos impactam a aprendizagem e a consolidação do conhecimento.
- Desigualdade educacional:
A pandemia agravou as desigualdades sociais e educacionais, com crianças de famílias com menos recursos tendo ainda mais dificuldades em acessar materiais de leitura e em acompanhar o ritmo das aulas online.
Como combater a perda de conhecimento e a falta de hábito da leitura:
- Priorizar a leitura em casa:
Estimular a leitura em casa, criando um ambiente acolhedor e convidativo, com livros e atividades relacionadas à leitura.
- Promover a leitura nas escolas:
As escolas devem retomar a promoção da leitura, criando atividades que estimulem o interesse dos alunos pela leitura e que os incentivem a desenvolver este hábito.
- Utilizar recursos tecnológicos:
Aproveitar as ferramentas tecnológicas para promover a leitura, como plataformas de leitura online, aplicativos e livros digitais.
- Investir em educação:
É fundamental investir em educação, especialmente na formação de professores e na criação de infraestruturas escolares que incentivem a leitura e a aprendizagem. Assim como projetos similares ao Projeto “Semeadores de Livros” que fomentar o hábito da leitura.
Lembramos que qualquer pessoa pode ser “um semeador de livros”, doando ao Projeto livros e revistas, fazendo contato pela Seção Fale Conosco www.idelt.org.br , pelos telefones (11) 4604-2131 (11) 3068-6868.ou pelo WhatsApp: (11) 96189-8441.
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