O Projeto “Semeadores de Livros”, continua acumulando recordes na distribuição de livros. Neste primeiro semestre de 2024 foram doados 14.339 exemplares comparados com os 12.282 livros distribuídos no mesmo período de 2023.
Se compararmos com o que foi distribuído entre ambos os períodos tivemos um acréscimo de 17% distribuídos nos diversos pontos colaboradores. Igualmente, isso aconteceu também com o número de livros recebidos, pois os números de doadores têm acompanhado o mesmo ritmo de distribuição.
Podemos dizer que esse o crescimento nos livros retirados pelos leitores se deve a alguns fatores importantes, que não dependem somente da manutenção de um Projeto de distribuição de livros como este desenvolvido e mantido pelo IDELT.
Para gostar de ler e se aventurar pelas páginas de um livro é preciso estímulo que deve começar desde cedo, antes mesmo de uma criança aprender a ler. É fundamental explorar a curiosidade das crianças por imagens, textos coloridos e manuseio de livros infantis. Importante também é contar e ler estórias para elas. Esse hábito era bastante partilhado entre pais e filhos, principalmente na hora de colocar as crianças na cama. Além de estimular a imaginação e auxiliar no desenvolvimento cognitivo, é uma forma lúdica de abordar o conhecimento, conhecer novas ideias e palavras, estreitando laços afetivos, de cumplicidade e alegria.
Hábito muito prazeroso que estimula curiosidade e criatividade, não somente para crianças de tenra idade, mas que se pode seguir pelo período de crescimento de crianças e adolescentes, procurando manter entre adultos. Falando das estórias, trocando livros, assistindo filmes sobre história, fatos reais e outras estórias que se tornaram filmes, desenhos animados, contos e ficção, e que fazem parte do enorme acervo e repertório da literatura brasileira e mundial.
O universo da leitura potencializa a capacidade de pensar, criar, compreender, ouvir, escrever e fazer contas. Ler com frequência exercita partes importantes do cérebro contribuindo para manter diversas funções vitais.
Não se trata de competir com os meios ou aparelhos tecnológicos, mas, sobretudo, de encontrar espaço no dia a dia para frequentar bibliotecas e adquirir livros seja pela troca com os amigos, dando livros de presente, por doação e reservando algum dinheirinho para a compra. Procure por livros e revistas de seu interesse, que tratem de assuntos que goste. Aproveite o tempo gasto nos transportes, ou nas horas de folga. Ou separe um momento no dia para ler. Assim, aos poucos, se vai criando o hábito e se encantando com a leitura.
Quantidade bastante significativa, com quadro geral de 209.915 livros distribuídos desde a implantação do Projeto em 2013, até o momento, não cansaremos de agradecer os proprietários dos Pontos Colaboradores, sem os quais esse expressivo número não poderia ser atingido.
Aproveitamos para lembrar que qualquer pessoa pode ser “um semeador de livros”, doando ao Projeto livros e revistas, fazendo contato pela Seção Fale Conosco www.idelt.org.br , pelos telefones (11) 4604-2131 (11) 3068-6868 ou pelo WhatsApp: (11) 96189-8441.
Seja você também um Semeador de Livros!